Volvo instala primeiro airbag exterior

A segurança no interior dos automóveis modernos é um assunto que integra as prioridades de todas as construtoras. Garantir o bem-estar dos passageiros dentro do habitáculo do carro e evitar, ou pelo menos, diminuir ferimentos aos seus ocupantes tem servido de mote a grandes investimentos das marcas para conseguirem esse objetivo.

Depois do primeiro airbag surgir colocado no volante, a tecnologia salvadora continuou a proliferar por todo o interior dos nossos automóveis para o painel de instrumentos, portas, bancos, janelas e outros lugares.

A fronteira para a instalação das almofadas de ar está a ser ultrapassada para o lado de fora pela Volvo que está projetar a instalação de um airbag externo entre o capô e o para-brisas. O dispositivo está a ser testado no novo V40 e tem como objetivo diminuir o impacto e danos para os peões, amortecendo a cabeça dos transeuntes sinistrados no momento do impacto.

Além desta inovação, que se encontra mais avançada, a marca sueca trabalha outras possibilidades a este nível, como a colocação de um airbag no exterior do veículo para atuar antes do impacto numa colisão lateral, para mitigar a possibilidade de lesões nos ocupantes do veículo ou, uma outra ideia mais destemida como provocar a deslocação do assento para longe da porta, através da detonação de pequena carga, no momento do acidente.