Carros 4×4

Um veículo com tração nas quatro rodas ou 4×4 (quatro por quatro) é um carro cujo sistema de transmissão distribui a força do motor a todas as quatro rodas. O principal objetivo desse sistema é a melhor distribuição da força do motor, melhorando a aderência. Pode-se dividir a grosso modo os veículos 4×4 em duas categorias: full-time e part-time.
O sistema mais tradicional (part-time) que está presente na maioria dos veículos “off-road” conta com uma caixa de transferência onde saem 2 eixos cardãs, um para o eixo dianteiro, e outro para o eixo traseiro. Dois exemplos de carros com este sistema é o Jeep Grand Cherokee e o Ford Ecosport 4WD. O sistema full-time geralmente requer a presença de um diferencial central, para compensar a diferença de velocidade entre as rodas dianteiras e traseiras, exemplos deste sistema são o Land Rover Defender e o BMW X1.
Há poucos anos também a Ferrari lançou o seu 4×4, o FF, acrónimo de “four seats, four wheel drive” (quatro lugares, tração 4×4), tem linhas que remetem para uma carrinha e conta com um portão traseiro, além de acomodar quatro pessoas e respetiva bagagem. O sistema de tracção integral da Ferrari foi patenteado com a designação de 4RM e, de acordo com a marca, pesa 50% menos do que um sistema 4×4 convencional.
O mercado de usados 4×4 em Portugal é grande e há bastantes marcas e modelos à escolha (à exceção do Ferrari). Para adquirir o seu pode recorrer a várias opções de crédito ou financiamento.

BMW X1