carros eletricos

Estes carros funcionam com motor eléctrico, acumulando a energia nas baterias, que se carrega na rede eléctrica (igual ao que acontece com um telemóvel). Ao contrário dos carros convencionais, um eléctrico só tem acelerador e travão, assim como uma caixa de velocidades apenas com as mudanças de ponto morto, marcha atrás e andamento. Como não tem velocidades, a condução de um carro eléctrico é similar a um carro automático, mas é mais suave e cómoda, além de ser muito silenciosa. O seu inconveniente é a autonomia das baterias, tornando o carro eléctrico mais limitado que os carros a gasolina ou a diesel.
À semelhança dos híbridos, os carros elétricos oferecem menores custos em termos de gastos adicionais, seguro, imposto sobre veículos, manutenção e preço de combustível. De salientar que um automóvel elétrico consegue atingir velocidades na ordem dos 140km/h e pode adequar-se a percursos fora do ambiente urbano, uma vez que a sua autonomia pode chegar até aos 180km/h.
A nível de segurança e apesar de os carros elétricos serem mais pesados devido às baterias, a distância de travagem e a força dos impactos aumentam, sendo que estas situações tornam-se numa vantagem porque nos veículos mais pesados o risco de lesões para os ocupantes é inferior ao dos mais leves.
De entre os modelos de carros elétricos conhecidos destacam-se o Chevrolet Spark EV, o Smart ForTwo ou o BMW i3. O mercado de usados de carros elétricos não é muito extenso, mas consegue encontrar alguns modelos. Para adquirir o seu pode recorrer a opções de crédito ou financiamento.

i3