Carros esportivos

A definição de carro desportivo não é muito precisa mas geralmente é um automóvel pequeno, de dois lugares e duas portas, desenhado para resposta rápida, fácil maneabilidade e condução de alta velocidade. Pode ser simples ou luxuoso, mas as características de grande manobrabilidade e baixo peso são requisitos essenciais.
O termo carro desportivo só começou a ser utilizado após a Segunda Guerra Mundial e consideram-se os primeiros carros desportivos o Vauxhall Prince Henry e o Austro-Daimler, juntando-se outro mais tarde como por exemplo o Rolls-Royce Silver Ghost.
Diferente dos carros de produção em série mais comuns, cuja configuração mais utilizada hoje em dia é a de motor e tração na dianteira, a disposição mais comum nos modelos esportivos é a de motor na dianteira e tração na traseira, desde quando surgiram até aos dias de hoje.
De salientar que cm carro pode ser um veículo com características desportivas sem ser um carro desportivo. Modificações de aumento de performance em carros de produção, tais como sedã desportivo, muscle car ou hot hatches, geralmente não são considerados carros desportivos apesar de partilharem algumas características destes.
De entre alguns carros desportivos pode encontrar o Peugeot 208 GTI, o Fiat 500 Abarth, o Seat Leon FR ou o Clio RS. O mercado de usados em Portugal fornece muitas opções, umas mais recentes e outras mais antigas, passando pelo Audi TT, o Porsche 944, o BMW Z3, o Mazda MX-5 ou o Mercedes-Benz SLK. Para adquirir o seu pode recorrer a várias opções de crédito ou financiamento.

mx-5