carros gpl

O GPL Auto é o uso do gás de petróleo liquefeito (GPL) – obtido a partir da destilação do petróleo – como combustível automotivo. Em Portugal desde os anos 70 que o GPL tem vindo a desenvolver-se como alternativa aos tradicionais combustíveis rodoviários. Atualmente circulam cerca de 40 mil automóveis a GPL em Portugal e mais de três milhões na Europa, o que o torna o mais importante combustível alternativo e seguramente o mais barato.
Este combustível não necessita de aditivos para lhe conferir uma melhor qualidade sendo o único aditivo presente o etil marcaptano, que funciona como odorizante. Não contém chumbo nem impurezas e tem um muito baixo teor em enxofre. Além de facilitar o funcionamento do motor a frio e proporcionar um trabalhar mais suave e silencioso. De salientar, ainda, que a vida do motor do veículo sairá beneficiada com a sua utilização reiterada, deitando por terra o mito de que um carro a gás prejudica o motor.
O GPL é o combustível menos poluente, portanto o mais amigo do ambiente, com baixas emissões de dióxido de carbono. A nível de segurança, é considerado tão ou mais seguro que os carros a gasolina e a gasóleo, já que os reservatórios de GPL apresentam muito menor risco de explosão. Entre alguns carros a GPL pode encontrar o citadino Kia Picanto 1.0, o Dacia Sandero 1.0 ou o Opel Corsa 1.4 Enjoy Flexfuel.
O mercado de usados de carros GPL em Portugal é mediano, mas consegue encontrar alguns modelos. Para adquirir o seu pode recorrer a crédito ou financiamento.

picanto