SsangYong Usados

O mercado de SsangYong usados em Portugal é extremamente reduzido, até porque a marca não é muito conhecida do público em geral. No entanto, os seus preços acessíveis e a possibilidade de recorrer a crédito ou financiamento tornam-no um carro a ponderar.

SsanYong significa Dragões Gémeos e também significa a quarta maior montadora da Coreia do Sul e resulta da fusão entre duas empresas feita em meados de 1963. Começou com a construção de jipes para o exército americano, estendendo-se aos camiões e aos autocarros.

Nos anos 90 a marca fixou uma parceria tecnológica com a Mercedes-Benz, cujo intuito era construir um SUV com a tecnologia da Mercedes. O primeiro fruto desta parceria foi o Musso que começou por ser comercializado unicamente pela Mercedes, e outros seguiram-se, como o Istana, o Korando, o Rexton ou o Kyron. Todos estes modelos beneficiaram de mais-valias da Mercedes desde o motor, a transmissão ou o chassis – as parecenças entre um chassis da Mercedes e o Chaiman H são óbvias.

A crise económica e a diminuição da procura fez com que a empresa tivesse um passivo de dezenas de milhões, tendo sido, mais tarde, comprada e no ano passado lançou um novo modelo, o primeiro dos novos donos, o Tivoli, nome escolhido porque a palavra lida ao contrário fica “I Lov it”. O SUV em ponto pequeno foi eleito este ano como carro para a família do ano pela VAB, a maior associação automobilística da Bélgica.

Ssangyoung