UMM Usados

Estima-se que tenham sido feitos 10 mil veículos, pelo que o mercado de UMM usados não é grande. A variação dos preços, essa, já é maior, mas para os mais caros pode recorrer a crédito ou financiamento para adquirir o seu carro português.

A UMM, sigla que significa União Metalo-Mecânica, é uma empresa metalúrgica e automobilística portuguesa. Foi fundada em 1977 com o intuito de fabricar veículos 4×4 para a agricultura, indústria e serviços.

O protótipo dos UMM já existia, chamava-se Cournil e tinha um chassis monobloco, as primeiras monotorizações a diesel e carroçaria do Jeep Willys, entretanto em 1976 a marca foi dividida dando origem à UMM e à Auverland.
Os primeiros modelos adotaram o nome do seu criador e os carros passaram a chamar-se UMM 4×4 Cournil, estando disponíveis em três versões: Tracteur, Randonneur e Entrepreneur. A estes seguiram-se o 490 4×4 e o Alter.

A marca ficou conhecida pela sua durabilidade quando entrou no Rali Paris-Dakar e a equipa acabou a prova com todos os carros com que tinha começado. É a marca usada pela Guarda Nacional Republicana (GNR) e transportou o Papa João Paulo II aquando da sua visita a Portugal.

Apesar da qualidade a UMM não resistiu à falta de apoio do Estado e às dificuldades económicas e em 1994 parou a produção do Alter II para clientes privados, mantendo a produção dos carros até 1996 para uso militar. Em 2006, perante a escassez de encomendas, a UMM retirou-se do setor automóvel definitivamente.

UMM